quarta-feira, outubro 06, 2010

Quem faz o ambiente é... Você!

É normal para mim que lido com o atendimento de pessoas quase que diariamente vê-las, praticamente em uníssono, reclamarem do seu ambiente de trabalho.

As explicações para tal negatividade, são inúmeras: " meu chefe é um idiota; não sou valorizado na empresa; tem gente que mal sabe falar e escrever e ganha muito mais do que eu que tenho vários diplomas; entrei há mais tempo que fulano e até hoje estou aguardando uma promoção; só dão chance para puxa-saco; aqui é todo mundo falso, é tudo complicado pra realizar, só tem malandro que vive na Internet o dia inteiro e pra piorar, só me pagam uma ninharia.... e por aí vaí esse rosário de lamentações.

Bem, se continuar assim, em breve a única saída será pedir demissão e enfrentar toda a responsabilidade e encargos físicos, materiais e até emocionais que essa sua decisão irá trazer. Aí lhe pergunto: você está realmente preparado para isso? Já tem uma outra oportunidade concreta em outro lugar? Conhece bem a nova empresa que anseia trabalhar? Tem energia de sobra dentro de você para recomeçar? Mesmo que as pessoas me digam sim a todas essas respostas, ainda assim, costumo lhes lembrar o seguinte:

Os colegas que estão no lugar que você trabalha hoje são repletos somente de defeitos? Eles não tem nenhuma virtude?! Lá não tem nenhuma amizade ou aprendizado que valha a pena?! Pois saiba que talvez seja exatamente isso que você irá encontrar num novo emprego, se não aprender a ver o lado bom das pessoas e do lugar onde você se encontra hoje. Isso porque a gente costuma encontrar na vida aquilo que trazemos dentro de nós mesmos. Na verdade , você não consegue apreciar a beleza da rosa porque só repara nos espinhos que tem nela. Sua ótica de vida hoje é o resultado da sua mente negativa e desarmônica.

Não quero dizer que com isso as pessoas devem se acomodar e esquecer de progredir. As mudanças profissionais devem fazer parte do currículo de quem tem ambição pessoal, no entanto, você só crescerá em outro emprego ou função quando estiver, de fato, crescido interiormente, amadurecido e aprendido a aceitar as limitações de colegas de trabalho e de equipe. Toda empresa, repartição, instituição e também os trabalhos autônomos e informais têm problemas porque são feitos por pessoas, um grupo diverso delas. Essa reunião de indivíduos é caracterizada por seres imperfeitos como você. Pessoas são diferentes: umas são preparadas, outras não. Umas adiantadas, outras atrasadas. Umas evoluídas, outras na escuridão. O tempo inteiro em nossas vidas, se nos compararmos aos demais, encontraremos gente melhor e pior do que nós. A sua felicidade interior dependerá de aceitar esse fato, como universal. Vida em comunidade é feita de algumas contrariedades.

Nosso ambiente de trabalho, somos nós que criamos. Depende quase que exclusivamente de nós. Aquilo que não podemos mudar, exige de nós adaptação, reinvenção ou nova postura de vida. Você já parou para pensar de quanta energia desperdiça reclamando do seu trabalho e das pessoas que estão lá? De quanto envolve outras pessoas do seu ciclo de amizades, família e até afetivo, com suas queixas e lamúrias quase que diárias a respeito da sua rotina profissional? Quem gosta de você ouve uma, duas, três vezes.... diariamente é nocivo, corrói o relacionamento. Com certeza, você deve chegar em casa todos os dias com o seu balde cheio e entornar essa negatividade em quem não tem nada com isso, drenando a energia deles e os sensibilizando para o seu desconforto. Isso quando você, não totalmente satisfeito, ainda compartilha isso na rede. Aí os que estão em sintonia negativa como você, o apóiam, são solidários e a nuvem pesada se propaga. Se eles já estavam desanimados com o trabalho deles, ficam mais ainda. Não seja um precursor de negativismo e nem um intermediário do desânimo. O único resultado concreto disso é que fica todo mundo dividindo sentimentos desarmônicos e que não acrescentam absolutamente nada à situação. A vida é muito curta para a gente estender os momentos não muito felizes. Se livra desse mal! Aprende a transformar o tempo em seu aliado.

Se depois disso tudo que eu falei, você ainda assim tiver dificuldade de "aceitar" essa sua fase profissional, então parte prá outra, mas de forma consciente. Caso contrário, em breve você estará encontrando defeitos parecidos em seu novo local de trabalho. E vai alugar aos que estão ao seu redor, tanto na família, como na sua vida privada, com as mesmas queixas improdutivas.

A vida não é cor de rosa. É rosa-choque. Tem alegria e tristeza, beleza e feiura, encanto e desencanto. Cabe a nós saber carregar dentro de si somente o que é bom, bonito e que traz felicidade e esperança para todo mundo.

Energias Positivas de Saúde, Paz e Amor!


Ana Anciães
luznaweb@gmail.com









Um comentário:

Lidia de Oliveira disse...

Ana!!!
Adorei.
Realmente a vida não é cor de rosa.
Eu costumo dizer que as pessoas acham que a vida só tem romantismo e não é bem assim.
Parabens pelo excelente post.
Eu a cada dia que passa procuro reclamar menos, não só no trabalho, mas em todas as situações do cotidiano.
Abração.
Lidia de Oliveira.