segunda-feira, julho 19, 2010

Numa Roda ou numa Rede de Amigos

Na era virtual nossa roda de amigos é peculiar: vários pontinhos de luz espalhados na rede. Na impossibilidade de estarmos juntos fisicamente, benditas sejam as redes sociais! É inestimável o valor de um click atencioso e diferenciado no mouse, diante de uma janela que nos mostra nosso parceiro de micro bem ali face-to-face.

Atualmente nosso ciclo de amizades foi renovado, tanto nos gestos quanto na troca de idéias. É um tal de: "O que você está pensando agora", "Conte algo para os seus amigos" ou ainda, "O que está acontecendo?" e dá para tricotar sobre tudo, sem interrupção na atividade do outro. Quanta praticidade! Que coisa boa é poder invadir a praia dos nossos amigos enquanto eles enviam e recebem mensagens com tantos outros companheiros ao mesmo tempo. Desfolhamos álbuns de fotos, trocamos figurinhas, acompanhamos eventos juntos em tempo real. Partilhamos boas e más notícias. E quando estamos de repouso forçado, a galera vem nos visitar remotamente sem desarrumar nosso quarto. Quer coisa melhor? Juntos nessa Torre de Babel computadorizada, rimos, choramos, erramos, acertamos, nos alegramos e nos decepcionamos, como em qualquer outro relacionamento humano presencial. E quando a gente reencontra na web aquele camarada de mil novecentos e antigamente? Traz um sentimento tão bom de alegria. Santa Tecnologia!

É claro que alguns saudosistas dirão: "No meu tempo..." ou Na minha época..." a gente se deslocava realmente, as coisas eram mais verdadeiras". Bem, se você volta e meia usa esse discurso, sinto muito, tá na hora de dar um update nos seus conceitos. A vida anda para frente e temos que ter a humildade de reconhecer o valor das novas gerações. Hoje a gente é feliz também numa rede de amigos, não só numa roda deles. Dá para aguentar mais do que alguns dias desconectado da galera? Sem chance!

Nesse Dia do Amigo, alguns pessimistas dirão que é data comercial. E daí?! O que vale é que ter uma data para o registro do significado do valor de uma verdadeira amizade. Vale um dia no ano, para no meio de tanta negatividade do mundo, trocar energia positiva com pessoas com as quais nos identificamos em diversas dimensões.

AMIGO é a satisfação de nossas necessidades, não do nosso vazio. É aquele cara que a gente não fica temeroso de ouvir um "não"como resposta aos nossos anseios e opiniões. Amigos modernos são virtuais em sua maioria, mas nem por isso menos reais no seu valor.


Ana Anciães
luznaweb@gmail.com

Nenhum comentário: