quarta-feira, maio 26, 2010

Tristeza tem fim, quando eu gosto de mim


"Um dia a gente ganha, no outro a gente perde." Quantas vezes já ouvimos essa frase por aí? Ou outras famosas como: "Faz parte" e "Bola pra frente".

Todas são feitas sob medida para momentos de tristeza após perdas ou derrotas que nos atingem na batalha da vida. Realmente, não somos obrigados a ser fortes todo o tempo. Em nosso aprendizado evolutivo, caímos, choramos e, finalmente, levantamos. O que diferencia uma pessoa da outra não é somente o tempo de reação diante da dificuldade. É e o amor que ela tem por si mesma.

Essa auto estima elevada é que não nos deixará permanecer tristes por muito tempo. O amor próprio é um escudo poderoso que nos livra dos golpes e experiências dolorosas aos quais nossa existência nos impõe. A tristeza só tem fim, quando eu gosto de mim.

Se sou cruel comigo, se me torturo com remorsos e lembranças, se me agrido com arrependimentos, com autocríticas severas, não há como sair dessa escuridão e encontrar a luz. Vou ficar ali, estagnado naquele estágio de solidão, desânimo e fuga da realidade. O que oxigena nossas emoções é aceitar nossas limitações, inclusive diante do poder de Deus; é encarar nossos erros; apreciar o que temos de bom e, tirar proveito desse potencial.

Quando nos rejeitamos, deixamos a tristeza cavar suas garras perversas dentro de nós. Desse modo, será muito mais difícil reencontrarmos a alegria de viver. Amar a si mesmo não é só se olhar no espelho e gostar do que vê. É se pertencer, é ser dono de suas ações e escolhas, é gerenciar sua própria vida, assumindo todos os riscos e convivendo com cenários diversos. É ser independente não somente na vida material, é conquistar a autonomia emocional.

Não deixe que a tristeza lhe ocupe a mente e o coração mais do que alguns dias. O tempo irá te mostrar como tudo isso te fará mais feliz.

Energias Positivas de Saúde, Paz e Amor!

Autoria: Ana Anciães
luznaweb@gmail.com


2 comentários:

Anônimo disse...

Ola!!!
Este assunto veio para mim no momento certo.
Estou passando por um momento de desânimo e após ler este texto; me fez lembrar que eu posso controlar os meus pensamentos e com isso mudar a minha energia.
Muito obrigada por ajudar a manter as nossas vibrações em alta.
Muita luz para você!
Bjs.
Lídia.

Lídia de Oliveira disse...

Este assunto veio para mim no momento certo.
Estou passando por um momento de desânimo e após ler este texto, me fez lembrar que eu posso controlar os meus pensamentos e com isso mudar a minha energia.
Muito obrigada por ajudar a manter as nossas vibrações em alta.
Bjs.
Lídia.