domingo, fevereiro 17, 2008

Amor Próprio - navegando entre a prioridade e a propriedade.

O segredo do amor próprio é semear o desapego. É despreender-se do passado, de nossas escolhas infelizes, de sonhos não realizados, de pessoas e objetos que um dia criamos a expectativa de nos pertencer.

Gostar de si mesmo é dar ao amor um sentido de prioridade e não, de propriedade. É aceitar o recomeço como parte integrante de nossa vida. É saber que nada, nem ninguém nos pertence. Assim como não somos de ninguém. Não é uma lição fácil, dói e muito, todavia se amenizada pela fé em que Deus nos reserva sempre o melhor, torna-se profunda e edificante.

O único amor que podemos tomar posse e controle, é o amor próprio. A auto estima é o ingrediente que mantém elevada nossa reserva de ânimo para os saudáveis combates da vida. Aceitar a nós mesmos, como seres imperfeitos, torna-nos aptos a compreender que quando alguém a quem dedicamos afeto e dedicação inquestionáveis vai embora de nossa vida, é porque de fato, nunca nos pertenceu. Da mesma forma que, ao decidirmos tentar um novo relacionamento, podemos acertar em cheio, ou não. Quando nos enxergamos como criaturas passíveis de erros a vida fica mais leve. Isso nos fará perceber que quando uma oportunidade profissional ou material é perdida, nos levará a aproveitar mais rápido uma outra mais adiante, aumentando o nosso grau de acerto.

Da próxima vez que você estiver diante do espelho, procure olhar a luz divina que o abençoa todos os dias e ignore por completo as sombras que os pesadelos de as suas auto condenações lhe pesam. Aceite de coração aberto a chance que a sua existência lhe proporciona, que é tecer o futuro em cada ação do presente. As histórias dos vencedores também são escritas por capítulos recheados de "derrotas" e contrariedades.

Diminua suas recaídas, não permita que a fadiga mental perturbe o seu sono. Não escape da realidade, fazendo valer a sua vontade e ignorando o livre arbítrio de seus irmãos, que assim como você, são aprendizes no caminho da evolução. Se não consegue perdoar aos outros em palavras, pelo menos faça-o em pensamento. Perdoe-se também, assumindo novas condutas através de atitudes renovadoras.

O amor próprio nos isenta de muitos sofrimentos. É a ferramenta indispensável para a construção de nossa realização pessoal. Não deixe para depois, a dádiva que é amar a si mesmo. Agora é sempre a melhor hora. Lembre-se que aquele que não se aceita, a felicidade rejeita.

Energias Positivas de Saúde, Paz e Amor!

Ana Anciães
luznaweb.blogspot.com

4 comentários:

Henrique Amaral (Vanilla) disse...

Este importante texto só ratifica:
Quem não tem amor próprio, não é capaz de amar ninguém!!! E concordo que com o amor próprio internalizado, fica muito mais fácil ser resiliente para vencer os obstáculos da vida.

Espero sua visita em meu Blog também, será um prazer.
http://consultoriaadministrativa.blogspot.com
SAÚDE E PAZ!!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Olá,
li um artigo seu, no site guruweb, sobre como afastar a negatividade no dia-a-dia. adorei! imprimi e distribuí entre meus amigos.
ao entrar no seu blog e ler esse texto sobre o amor prório, fiquei encantada. eu realmente precisava ler isso!
parabéns, ana! e muito obrigada pelas palavras.
voltarei mais vezes.
beijo.

Anônimo disse...

Preciso ler e reler muitas vezes este texto... Sou alguém incapaz de me amar, e acreditar em mim. Com isso só vivo relacionamentos complicados, onde sou sempre a parte mais sofrida. Este texto me apareceu na hora certa! Beijos